Quando éramos crianças nossas mães sempre pediam para que comêssemos vegetais de folhas verdes escuros para o bem da nossa saúde.

Como qualquer criança, o gosto sutil desses alimentos não era apreciado, uma vez que a preferência mais comum entre os pequenos é sempre o doce, especialmente os doces industrializados.

Dentre os vilões do almoço da criançada, o espinafre é, certamente, o mais famoso.

Aliás, os benefícios do espinafre são tão importantes para o desenvolvimento infantil que, até mesmo desenhos animados incentivavam o consumo do alimento.

Afinal de contas, quem nunca quis ser forte como o Popeye?

Nossa geração cresceu, mas ainda não conhecemos direito a importância do espinafre para a nossa saúde.

O espinafre é famoso por ser rico em ferro, sendo muito usado para tratar problemas como anemia, falta de apetite, cansaço e problemas de memória.

Entretanto, poucos sabem que o espinafre também contém ácido oxálico, que mantém o corpo absorvente de ferro, fazendo com que seja eliminado através dos movimentos intestinais.

Portanto, se a pessoa tiver problemas renais, deve procurar um médico antes de se tratar com uma receita caseira que tenha como ingrediente o espinafre.

Apesar desses benefícios, o consumo do espinafre deve ser regulado.

Consumir muito espinafre pode gerar efeitos colaterais, pois o excesso de ácido oxálico pode contribuir para a formação de cálculos renais e outros distúrbios no fígado.

Portanto, se a pessoa tiver problemas renais, deve procurar um médico antes de se tratar com uma receita caseira que tenha como ingrediente o espinafre.

Os benefícios do espinafre também se estendem a sua produção de antioxidantes e ao fato do espinafre ser uma fonte rica em vitamina A e C.

Para você ter uma ideia, uma xícara de espinafre cru contém a dose diária de vitamina A que precisamos para manter a nossa saúde.

A mesma medida nos fornece metade da dose diária de vitamina C.

Para aproveitar todos os benefícios do espinafre, procure consumi-lo cru ou levemente cozido no vapor e tenha atenção à quantidade recomendada, especialmente para crianças pequenas.

Você conhecia esses benefícios do espinafre? Sabia de sua pequena contraindicação? Conte sua experiência com o espinafre nos comentários.

Gostou deste vídeo? Se você gostou do vídeo, curta, se inscreva no canal e compartilhe com seus amigos.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!