Algumas mudanças em sua pele ocorrem com o passar dos anos, e as manchas senis (melanoses) estão entre elas. Apesar de ter relação com a idade, este tipo de marcas na pele está mais proximamente relacionado com a exposição solar. Por isso que pessoas de qualquer idade podem ter manchas senis – caso tenham passado muito tempo no sol, sem proteção.

Por que surgem manchas senis
Quando uma pessoa fica sob sol com a pele exposta, ocorre um aumento na produção de células conhecidas como melanócitos, que aumentam a melanina. É aí que surgem as manchas escuras, ou manchas senis.
Essa hiperpigmentação da pele acontece geralmente nas áreas mais expostas, como o rosto, costas, pescoço, peito, ombros e mãos.
Além do sol e do envelhecimento, outros fatores contribuem para que apareça o problema, como a genética, o estresse, a gravidez, deficiências de vitaminas e o fraco funcionamento do fígado.

As manchas senis geralmente são inofensivas, mas podem comprometer a estética da pele, por isso, é sempre melhor prevenir, usando sempre um bom protetor solar. Além disso, alguns remédios caseiros ajudam a clarear as manchas. E um deles é o que vamos ensinar agora.


Ele é feito com arroz, limão e mel.
E por que funciona?
O arroz tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além disso, tem efeitos calmantes e é excelente para esfoliar (remover a camada exterior da pele)
O mel é ótimo para hidratação e esfoliação da pele, pois é rico em açúcares naturais que limpam e ajudam a pele manter-se hidratada.
O limão é eficaz contra manchas de idade porque clareia a pele. É rico em ácido cítrico, vitamina C e alfa-hidroxiácidos (AHAs). Ele também tem propriedades antibacterianas. Devido às suas propriedades branqueadoras é ótimo para reduzir a hiperpigmentação.
As mãos são as mais afetadas por essas manchas. E esta receita vai ajudar a remover as células mortas, renovando a camada exterior da pele que mudou de pigmentação.

Receita

Ingredientes
Meia xícara de arroz integral cru
1 colher (sopa) de mel puro
1 colher (sopa) de suco de limão
Modo de Preparo
Você vai precisar moer o arroz integral para que ele vire um pó. Para isso, você pode usar um moedor de café, processador ou um potente liquidificador. Feito isso, misture bem todos os ingredientes.

Certifique-se de que suas mãos estejam secas e, em seguida, aplique a mistura. Faça a aplicação com movimentos circulares e fazendo uma leve pressão por 1-2 minutos. Depois é só tirar com água.
Nunca se exponha ao sol quando estiver aplicando esta mistura.
Após a limpeza, aplicar o creme para as mãos que você normalmente usa. Faça o tratamento sempre à noite.
Esta mistura pode ser aplicada em ambos os lados da mão, pois amacia a pele. É importante utilizá-la regularmente.
No mínimo, duas vezes por semana.
Se quiser usar todos os dias, não há problema algum. Muito pelo contrário, os resultados serão melhores e mais rápidos.
Experimente essa excelente receita caseira, e se você gostar, compartilhe com seus amigos!

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!