O chá desta raiz melhora o funcionamento do sistema imunológico e limpa a pele, combatendo cravos e espinhas. Ele também é um excelente preventivo contra dengue. Sem falar que ele ajuda a engravidar por estimular a ovulação naturalmente e ser rico em vitamina B6, a vitamina que mais traz benefícios à fertilidade feminina.


Quer saber de qual raiz estamos falando?
É o inhame! Rico em vitamina B6, ele possui o fito-hormônio diosgenina, que em nosso organismo se transforma em dehidroepiandrosterona (DHEA). Que pode ser transformado em estradiol, progesterona, entre outros. O chá de inhame, consumido nas duas primeiras semanas de um ciclo menstrual, melhora a fertilidade, convertendo a diosgenina em outros dois hormônios essenciais para a ovulação: o hormônio luteinizante(LH) e hormônio folículo-estimulante(FSH).

O FSH é o responsável por estimular o crescimento dos folículos, e o LH, pela liberação do óvulo pelo ovário. A ação do chá de inhame no organismo feminino é muito parecida com a ação dos indutores de citrato de clomifeno, mas de forma menos agressiva.
Diferentemente do citrato de clomifeno, que não tem ação benéfica na proliferação da camada interna do útero, o chá de inhame é capaz de promover uma aumento de progesterona após a ovulação, auxiliando na espessura endometrial adequada para implantação do embrião.
INGREDIENTES
250 ml de água
Cascas de 1 inhame médio
MODO DE PREPARO
Lave bem as cascas e deixe ferver bem até que o líquido reduza pela metade.
MODO DE USO
O chá de inhame deve ser tomado em jejum durante dias.
Para estimular a imunidade e melhorar a pele, o recomendável é tomá-lo por 15 dias, dar um intervalo de uma semana e depois voltar a bebê-lo por mais 15 dias.
Repita esse ciclo sempre que notar as defesas do corpo em queda.
Se o objetivo for a gravidez, a forma de tomar o chá será diferente. O primeiro dia de ingestão vai variar de acordo com o seu ciclo. O ideal é tomar o chá de inhame até, no máximo, o dia da ovulação. Se o seu ciclo for de 28 dias, você vai consumir o chá do 7º ao 14º dia do ciclo. Se for de 30 dias, vai consumir do 9º ao 16º dia, e assim por diante.
Para saber exatamente quando deve começar e parar de tomar o chá, é preciso que você conheça o seu ciclo ou pelo menos tenha uma ideia de como ele funciona.
Se sua menstruação é irregular, o melhor é consumir o chá de inhame da seguinte maneira: Ciclos que sempre chegam antes: do 5º ao 11º dia do ciclo. Ciclos que sempre atrasam: do 9º ao 16º dia do ciclo.
IMPORTANTE!
O chá de inhame não desregula o ciclo nem causa descontrole hormonal, porém ele pode prolongar o período fértil. E isso, para quem quer engravidar, é altamente positivo.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!