Muitas pessoas não sabem que os detergentes usados para lavar louça são feitos com glicerina e outras substâncias derivadas do petróleo e, por isso, poluem os rios e agridem a natureza. Uma alternativa para amenizar esse problema é usar produtos que tenham amoníaco em sua composição, pois ele é facilmente dissolvido na água e não causa danos ao meio ambiente.


Veja uma alternativa para fazer um detergente caseiro que reduz a poluição, além de poupar seu dinheiro.

Materiais necessários:

– Quatro colheres de sopa de solução de amoníaco;

– Dois limões cortados;

– Uma pedra de sabão de coco;

– Seis litros de água;

– Um balde;

– Uma colher de pau;

– Uma panela funda.

Como fazer

Pegue o sabão e corte em vários pedaços pequenos. Despeje um litro de água na panela funda e deixe ferver. Quando estiver bem quente, adicione o sabão aos poucos e deixe derreter completamente. Depois disso, mexa devagar com uma colher de pau.

Coloque essa mistura no balde e ponha o restante da água. Esprema os limões e misture bem. Pegue o amoníaco com muito cuidado, mantendo sempre longe do rosto e não deixando entrar em contato com a pele. Ao colocá-lo, basta mexer e o detergente estará pronto.

Para armazenar, você pode colocá-lo em garrafas plásticas. Depois de certo tempo de uso, o detergente não irá produzir tanta espuma quanto o industrializado, justamente por não conter a glicerina. O produto tem validade de três meses.

Caso queira dar outra fragrância, basta acrescentar duas colheres da essência que preferir e ele ficará mais líquido.

Como essa receita rende bastante, você pode distribuir para outras pessoas, ajudando ainda mais a natureza, além de economizar dinheiro, já que a mistura custa dez vezes menos que a mesma quantidade de detergente industrializado.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!