Como a febre não é uma doença, então é importante ficar atento por ela ser um sintoma de que algo não vai bem em seu corpo. Ela pode ser resposta a um quadro de infecção ou inflamação, elevando a temperatura corporal. Isso indica que o sistema imunológico está tentando combater algum vírus ou bactéria no corpo. Porém, você não precisa fazer uso de medicações que podem prejudicar a sua saúde. Invista em um remédio caseiro para baixar febre. Conheça a lista.

Lista de remédio caseiro para baixar febre

Para não correr risco de tomar medicamentos que sejam prejudiciais à sua saúde, invista em remédios caseiros para combater a febre. Veja o que você pode fazer para diminuir a sua temperatura corporal e evitar complicações:

– Compressas frias

Umedeça uma toalha e coloque sobre o tronco e nos membros para diminuir a temperatura corporal. Você poderá utilizar a água da torneira mesmo, mas nunca água gelada. Caso você sinta muito frio, não faça as compressas.

– Repouso

Fazer repouso é muito bom para quem está com a temperatura corporal elevada. A febre acelera os batimentos do coração, então, você precisa evitar sobrecarregar o seu organismo.

Remédio caseiro para baixar febre

– Banho morno

Um banho de morno a frio, ou seja, temperatura que não seja quente, é muito bom para baixar a febre. Saiba que o banho não deve ser muito frio, pois isso poderá elevar a frequência cardíaca, por conta da febre. No caso de crianças que tiveram convulsão febril, a ducha é contra-indicada.

– Roupas de algodão

Camisetas de algodão são melhores para usar enquanto está com febre. Além de serem mais confortáveis para usar, o algodão ajuda a ventilar a pele melhor.

– Hidratação

Para baixar a temperatura do corpo, mantenha-se hidratado. Além disso, você precisa tomar líquidos para evitar a desidratação que pode ser causada pela febre. Quando se está com febre, a pessoa tende a suar muito, perdendo líquidos.

– Chá de macela

Esse é um chá muito bom para baixar a febre, já que possui propriedades diaforéticas, por reduzir a transpiração, regula a temperatura corporal.

– Chá de cardo-santo

O chá de cardo-santo é uma solução natural que contribui muito para diminuir a temperatura corporal. Você pode tomar chá morno, pois ajudará a promover a sudorese, o que regulará a temperatura corporal. Para prepará-lo, basta ferver ½ de água e adicionar 15 gramas de folhas do chá. Tampe o recipiente e deixe agir por 5 minutos. Após, filtre o chá e beba.

Receita natural de chá de alfavaca

Por conter propriedades que diminuem a febre, o chá de alfavaca é muito eficaz, além de ser um expectorante.

Para prepará-lo, você vai precisar de:

  • 01 litro de água
  • 02 colheres (sopa) de alfavaca (poderá conter flores, raízes, ramos e folhas)

Como preparar o chá que diminui a temperatura corporal:

Ferva a água e adicione a erva. Tampe e deixe a mistura agir como infusão por 10 minutos. Coe e beba o chá.

Agora você possui uma lista de remédio caseiro para baixar febre.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!