No último dia 15, Juliana Visolli, de Diamantino, Mato Grosso, postou no Facebook um alerta de extrema importância para pais e cuidadores de crianças, especialmente das que ainda estão na fase de levar tudo à boca.

Segundo notícia veiculada neste site, no dia 11 deste mês, sua filhinha de 2 anos começou a passar mal depois de colocar a planta da espécie Zamioculcas zamiifolia na boca. “A gente estava na casa de um colega. Foi muito rápido. Logo que a gente viu, ela começou a vomitar, chorar, entortar a boca. Foi um susto”, conta a mãe.

Eles imediatamente levaram-na para o pronto atendimento da cidade onde moram, onde fizeram uma lavagem estomacal e lhe deram antialérgico. Em seguida, transferiram-na para a capital, Cuiabá, onde outros exames foram realizados. Por sorte, segundo a mãe, “constataram que não havia nada na corrente sanguínea”. Ainda assim, a planta causou feridas na boca e garganta da menina.

Preocupada que o mesmo acontecesse a outras crianças, Juliana resolveu deixar um alerta no Facebook. “Eu já tinha visto uma reportagem sobre esta planta. Às vezes, a gente não dá atenção. Eu postei para alertar, pois é algo que não quero para os outros. Depois que eu fiz a postagem, apareceram relatos (sobre intoxicação). Uma pessoa contou sobre um cachorro, da raça ‘pit bull’, que morreu após ingerir a planta”, contou.

Conheça algumas plantas ornamentais que podem colocar a vida de crianças e animais em risco

Infelizmente, não é incomum casos de intoxicação como estes. Veja algumas plantas que você NÃO deve ter em casa se tiver crianças pequenas e animais:

Tinhorão (Caladiun bicolor)

Essa é da série de plantinhas de vó. A caladium bicolor, conhecida vulgarmente como: caladio, tinhorão, tajá ou crote… É uma linda plantinha bulbosa com inúmeras variações de cores e portes. Gosta da meia sombra e vai bem em jarros ou canteiros. Se multiplica facilmente por fiozinhos que brotam ao lado da planta mãe! A cerca de 1000 variedades de caladio. Algumas dão certo em sol pleno, outras apreciam até ambientes internos! É uma planta que quase toda vovó tem, porém tem de ter cuidado com as crianças. Pois a maioria são tóxicas devido aos cristais de oxalato de cálcio e saponinas que contém em suas folhas. #caladium #caladio #tinhorão #plantasdevó #plantinhasdavovó #plantasdavovó #jardimdevó #jardimdavó #JardimnoInsta

Uma publicação compartilhada por Jardim no Insta (@jardimnoinsta) em

É uma planta de folhas grandes, com duas ou mais cores e tonalidades de branco, verde, rosa ou vermelho. É também conhecida como caládio, tajá, taiá e coração-de-jesus.

Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)

Comigo ninguém pode 🌿👊 #comigoninguémpode #dienffenbachia #plantas #natureza #homegarden #nature #green #garden #brazil

Uma publicação compartilhada por Marina (@eikotsuha) em


Ajude seus amigos, compartilhe saúde!