O inchaço abdominal é algo muito desagradável e ao mesmo tempo um problema bem generalizado. Mas o que provoca o inchaço? Como lidar com ele? Vamos tentar esclarecer aqui.

1. Super alimentação

Este é o motivo mais generalizado do aparecimento do inchaço abdominal. Você, provavelmente, está acostumado com a sensação de peso em seu estômago. Se quiser evitar essa sensação desagradável, passe a se alimentar com porções menores.

2. Alimentos pesados e gordurosos

As gorduras levam mais tempo para serem digeridas, apesar das proteínas e do amido. É por este motivo, que alimentos gordurosos nos dão a sensação de saturação, mas também provocam o inchaço abdominal. Para evitar isso, pare de consumir carne gordurosa, carne frita no óleo e outros produtos com conteúdo alto de gordura. .

3. Pressa

 

Nosso cérebro começa a perceber que já comemos o suficiente apenas 20 minutos, aproximadamente, do término de nossa refeição. Por isso, devemos tentar comer mais devagar. Caso contrário, quando esse sinal chegar ao nosso cérebro, pode ser tarde demais. Devemos comer prestando atenção ao sabor e à estrutura de nossa refeição. Talvez, uma conversinha com nossa comida possa ser bem útil, já que quando falamos não conseguimos comer em demasia ou rapidamente. .

4. Agentes adoçantes artificiais

A maioria dos agentes adoçantes artificiais contém sorbitol e frutose. Eles não são digeridos completamente, e isso pode provocar o inchaço. É melhor retirar esses agentes de seu menu. .

5. Grãos integrais

De um lado, os grãos integrais são uma fonte benéfica de fibras. Por outro lado, essa fibra pode causar o inchaço abdominal. Mas para evitar isso, você não deve, obrigatoriamente, se livrar de todos os grãos. Apenas precisa beber a quantidade necessária de água durante o dia. Esse método funciona, porque as fibras começam a absorver a água. Desta forma, o sistema digestivo se movimenta com mais facilidade.

6. Síndrome do intestino irritável (SII)

Muitas pessoas na Terra sofrem de SII, que normalmente vem acompanhada de inchaço abdominal, dor e diarreia. Se você foi diagnosticado com essa doença, a única maneira de excluir o inchaço é parando de comer grãos integrais, pães, aveias, bolachas e biscoitos. Provavelmente, seu médico irá lhe prescrever alguns probióticos na forma de iogurte.

7. Flatulência

É claro que somos todos humanos e a flatulência nos intestinos pode acontecer a qualquer um. Se isto te causa sensações desconfortáveis, tente excluir de seu cardápio: repolho, brócolis, maçãs e feijões. Os médicos pedem que mastiguemos bem o alimento para evitar a flatulência.

8. Hormônios

Este problema normalmente acontece com mulheres grávidas ou durante seu período menstrual. Isso acontece devido ao hormônio progesterona. Ele aumenta o seu nível durante a menstruação ou durante a gravidez. Para se livrar do inchaço, os especialistas sugerem a prática de exercícios físicos por, pelo menos, 30 minutos ao dia.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!