Zingiber officinale ou gengibre, como é popularmente conhecida, é uma erva poderosa para complementar vários pratos – é mais comumente utilizada em sushis ou chás de ervas.

Comprar gengibre no mercadinho da esquina pode ser arriscado, pois não há garantias de que a raiz não esteja contaminada por pesticidas, substâncias que você não quer em seu corpo.

Felizmente, é possível cultivar gengibre em casa: a planta exige poucos cuidados e pode ser colhida o ano todo. Se você está interessado em cultivar gengibre em casa, veja o que você irá precisar.

O que é necessário para cultivar gengibre em casa

Primeiramente, você precisará de uma raiz de gengibre. É possível encontrá-las facilmente me floriculturas especializadas em mudas, centros de jardinagem ou empresas especializadas na comercialização de sementes. Além disso, se você conhece alguém que tem um pezinho de gengibre em casa, um corte dessa planta basta. Apenas certifique-se de que você corte uma raiz que seja espessa e que não esteja seca ou murcha.

Você também irá precisar de um vaso raso, porém de diâmetro largo. A raiz de gengibre cresce horizontalmente, portanto, por garantia, selecione um vaso que possa acomodá-las conforme elas crescem

Cultivar gengibre em casa

  1. Depois, você precisará deixar a raiz de gengibre em água morna por uma noite, de modo a prepará-la para o plantio. Preencha o vaso com solo rico, de drenagem fácil.
  2. Em seguida, coloque sua raiz de gengibre no solo: certifique-se de deixar o “olho” apontando para cima, cubra com aproximadamente cinco centímetros de terra e regue levemente. O próximo passo é colocar o vaso em um local que seja razoavelmente quente, mas que não receba muita luz solar diretamente.
  3. Mantenha o solo úmido, regando com um aplicador em spray se possível. Cuidado para não molhar demais.

O gengibre demora bastante para crescer. Contudo, duas ou três semanas depois, você deverá ver os primeiros brotos surgindo.

Colhendo seu gengibre

Você pode começar a colher partes do gengibre entre três a quatro meses após a plantar ter germinado. Apenas afaste o solo nas extremidades do vaso até ver a raiz e corte a quantidade que você precisa. Depois, cubra novamente e deixe crescer outra vez.

Desde que cuide bem de sua planta, você poderá colher a raiz de gengibre dessa forma por muito, muito tempo.

Os benefícios do gengibre para a saúde

  1. O gengibre é altamente medicinal porque contém gingerol, uma substância com uma gama de propriedades terapêuticas. Entre muitas qualidades, veja aqui alguns usos do gengibre.
  2. Ele pode ser usado para tratar várias formas de náusea, incluindo o enjoo matinal característico da gravidez, ou mal-estar resultante de cirurgias e quimioterapia.
  3. O gengibre pode amenizar os fatores de risco relacionados a problemas cardíacos e ao baixo nível de açúcar no sangue.
  4. Pode ser usado para reduzir dores musculares e a sensibilidade causadas por exercícios físicos, uma vez que o gengibre provou ser eficiente no tratamento de dores musculares.
  5. Pessoas que sofrem de indigestão crônica podem encontrar alívio no gengibre. A raiz é benéfica em casos de osteoartrite devido às seus efeitos anti-inflamatórios.

Estes são apenas alguns motivos para considerar cultivar gengibre em casa.

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!