Alimentos que nunca devem ser lavados

1. Ovos
Uma substância especial é frequentemente aplicada sobre os ovos para protegê-los de qualquer tipo de contaminação microscópica. A água deteriora e elimina esta película formada pela substância, que evita a entrada de agentes externos. Algumas precauções que você pode tomar são abrir as caixas antes de comprá-las, perceber se estão muito sujas ou quebradas e mantê-los na geladeira a uma temperatura de 10ºC.

2. Frango

Bactérias presentes no frango fresco são muito perigosas para a nossa saúde. A mais conhecida de todas é a salmonela. Muitas pessoas pensam que lavar as partes do frango antes de começar a cozinhar ajuda a resolver esse problema, mas isto está longe de ser verdade. Quando você lava, a água que você usa ajuda os microorganismos a se espalharem para as suas mãos e também para a pia. Se, ao invés de tudo isso você começar a cozinhar diretamente o frango, esses agentes infecciosos irão morrer. Se você já começou cortar o frango, seria melhor ferver duas vezes, descartando a primeira água fervida.

3. Carne

Do mesmo modo que no tópico anterior, você não deve lavar a carne fresca (carne bovina, porco, cordeiro) porque as bactérias também se espalham rapidamente e mais facilmente pelas soluções aquosas com as quais elas entraram em contato. Você pode se livrar desses males com o cozimento ou preparo em altas temperaturas. Antes de cozinhar, use guardanapos para absorver o suco/líquido que geralmente fica retido na superfície da carne. Depois disso, não se esqueça de lavar as mãos!

4. Macarrão

É difícil saber quem é que disse que lavar o macarrão antes de cozinhar é uma boa idéia. Os melhores chefs de todo o mundo pensam que isso deveria ser ilegal, porque a água remove o amido, que, entre outras coisas, ajuda a absorver melhor os molhos que são usados em acompanhamento com a massa. Mas preste atenção: a única situação em que você pode lavar o macarrão com água para aumentar a sua segurança é quando você vai criar um prato frio, como uma salada de macarrão, por exemplo.

5. Cogumelos

Você não pode manter os seus cogumelos favoritos (incluindo os champignons) próximos de qualquer fonte de água por um longo período de tempo ou deixá-los submersos. A razão principal é porque os fungos, em geral, absorvem líquidos de forma muito eficaz. É melhor enxaguá-los e remover possíveis sujeiras na casca rapidamente, secando com uma toalha de papel (sempre antes da preparação). Caso contrário, eles irão inchar e perder a elasticidade e o gosto quando servidos…

Alimentos que SEMPRE devem ser lavados

1. Frutas e vegetais com pele/casca comestível
Se você vê que as frutas e os vegetais parecem brilhantes e sem manchas, isso não significa que você não precise lavá-los quando você os leva para casa. Independentemente da situação em que esses alimentos foram adquiridos, eles devem ser lavados sempre. Não use sabão ou detergente! A FDA (órgão que inspeciona alimentos e medicamentos dos Estados Unidos) não recomenda o uso de sabão ou outros detergentes para lavar alimentos. Basta secá-los com toalhas de papel ou com um guardanapo após um “banho frio”. Faça com que isso seja um hábito que deixará você longe de várias infecções, uma coisa simples que muitas pessoas deixam passar, mas que não deve ser esquecido nunca…

2. Latas de conserva

2. Latas de conserva

As bactérias não podem entrar dentro das latas, porque esses recipientes mantém os alimentos fechados hermeticamente. Mas eles definitivamente podem se espalhar para a comida que foi tão bem selada se você não lavar a lata em si antes de abrí-la. É uma das coisas que muitas pessoas nem sempre têm consciência, mas é essencial lembrar que essas latas já viajaram muito e passaram por muitas mãos e ambientes diferentes (e sujos)…

3. Frutas e legumes com pele não comestível

Não importa o quão bem nós descascamos esses alimentos, os micróbios que costumam ficar retidos sobre suas peles e cascas podem chegar até a polpa do alimento de qualquer maneira. É por isso que você sempre deve lavar frutas como bananas, melões, melancias (e muitos outros) e também os vegetais dos quais você não come a casca. Micróbios e a polpa dos alimentos estão separados apenas por alguns centímetros que não podemos subestimar, já que é como um caminho livre para esses agentes infecciosos…

4. Nozes

Mesmo se você comprá-las já descascadas, você deve lavá-las. Nunca podemos ter certeza de como elas foram armazenadas ou de como foram transportadas. Além disso, a lavagem ajuda a se livrar do ácido fítico que as nozes frescas costumam conter. Este áciso é usado para proteger esse alimento de parasitas, mas em determinadas quantidades pode ser bastante perigoso para o corpo humano. Todo cuidado é pouco para o nosso bem-estar!

5. Frutas desidratadas

Este tipo de alimento é considerado um dos mais secos. Por isso faz tanto sentido que sejam vendidos por peso, na maioria dos casos. Mesmo que você tenha comprado este produto armazenado corretamente, para sua segurança é melhor molhá-lo e deixá-lo na água por algumas horas. As informações correspondem ao que seus pais sempre lhe disseram? O que você acha?

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!