O glúten faz parte da nossa vida desde a nossa primeira alimentação! Mas muitas pessoas são alérgicas a essa substância e nem sabem!

Os sintomas da intolerância ao glúten são vários, mas muitas pessoas consideram esses sintomas como situações “normais” ou comuns, e não prestam atenção… Quando na verdade, podem estar a prejudicar-se, ao consumir glúten.

Pão, bolos, pizza, macarrão, bolachas, biscoitos, etc… É enorme a lista dos produtos que contém glúten… E os alimentos com glúten na sua constituição, são os alimentos mais consumidos no mundo!

Os sinais e sintomas de alergia ou intolerância ao glúten são variados, e como já foi dito, muitas vezes são interpretados de forma errada, pensando que têm outra doença, quando na verdade se trata de uma alergia ao glúten.

Se após consumir glúten tiver 2 ou mais sintomas dos seguintes, a probabilidade de ser alérgico ou intolerante ao glúten é muito grande!

Sintomas mais comuns da intolerância ou alergia ao glúten:

1. Dor de cabeça

Um simples sintoma que é muitas vezes confundido com uma situação normal do dia-a-dia… Mas a verdade é que a dor de cabeça significa uma possível alergia ou intolerância ao glúten… Principalmente quando essas dores de cabeça são crônicas e quando são enxaquecas leves ou fortes.

Se for intolerante ao glúten, a dor de cabeça aparece mais vezes do que o habitual, e especialmente depois de comer algum alimento que contenha glúten.

Se sofre de dores de cabeça regularmente, tenha atenção a isso… Se acha que não há razões para sentir essas dores de cabeça, saiba que a intolerância ao glúten pode ser o problema!

2. Digestão lenta ou dificuldade em digerir

É um dos principais sintomas que “indicam” que é alérgico ou intolerante ao glúten…

Intestino irritável, inchaço, gases, dor de estômago, são tudo sintomas que deve ter em conta, principalmente quando eles surgem após o consumo de alimentos com glúten…

Isto acontece porque, se é intolerante ao glúten, esta substância não é digerida no seu organismo, levando a problemas no sistema digestivo.

3. Confusão mental e dificuldade de pensar rápido

A intolerância ao glúten também interfere na capacidade mental e na atividade cerebral.

Tonturas, visão turva, lentidão mental, dificuldade em se concentrar, dificuldade em racicionar as coisas são sintomas indicadores de intolerância ao glúten.

4. Fadiga constante

Por vezes sentimo-nos cansados, mesmo sem ter feito qualquer esforço… Isso pode indicar que o seu corpo é intorelante ao glúten.

A fadiga constante (principalmente quando não há razões para tal), é um indicativo de deficiência de nutrientes… Mas se é intolerante ao glúten, essa fagida também aparece.

5. Dores nas articulações

Muitas pessoas sofrem de problemas nas articulações, e não fazem caso, pensando ser “normal” da idade… Mas a verdade é que a alergia ao glúten, provoca uma inflamação no corpo causando dores nas articulações

6. Sistema imunológico fraco

As suas defesas podem estar em baixo e devido a isso, fica doente com mais frequência do que o habitual… Essa fraqueza pode dever-se ao enfraquecimento que devido à intolerância ao glúten.

7. Problemas de pele

Se for intolerante ao glúten, o corpo vai identificar essa substância como um corpo estranho, e como uma reação a esse glúten, o corpo manifesta-se através de coceira, irritações na pele, eczemas, psoríase, erupções cutâneas, irritações na pele, etc…

8. Depressões

A intolerância ao glúten também provoca doenças a nível neurológico, causando depressões, ansiedade, irritação e alterações de humor.

9. Desenvolvimento de cáries

A intolerância ao glúten, provoca enfraquecimento dos dentes e o esmalte fica permeável e vulnerável a um aparecimento de cáries dentárias. Além disso, a intolerância à glucose também provoca o aparecimento de aftas.

10. Alterações hormonais

Principalmente na mulher, os níveis hormonais sofrem alterações devido ao glúten (principalmente o estrogênio).

Essas altrações normalmente provocam alterações nos períodos menstruais e mudanças de peso (aumento ou diminuição de peso).

Tenho mais do que 2 sintomas de intolerância ao glúten, o que fazer??

Comece por ir ao médico! Se tem mais do que 2 destes sintomas, muito provavelmente é intolerante ao glúten.

Certamente, depois da sua consulta, o médico irá fazer alguns exames para verificar se é doente celíaco (doente intolerante ao glúten).

Mas antes de ir ao médico, você mesmo pode tentar verificar se realmente é intolerante ao glúten:

Fique dois ou 3 dias sem consumir alimentos com glúten.

Se sentir um alívio dos sintomas, muito provavelmente é intolerante ao glúten… Após isso, manifeste esse seu problema ao seu médico ou nutricionista, para que eles lhe possam dar uma melhor indicação do que pode comer.

 

Ajude seus amigos, compartilhe saúde!